EXPOSIÇÃO ONLINE

o

m

s

i

r

t

e

m

o

e

G

Israel Melo

Artista plástico, ilustrador e arquiteto.  Nasceu em Maceió-AL e há 15 anos
vive na cidade de Aracaju-SE.
A técnica utilizada em suas obras é o  nanquim e tinta acrílica sobre tela ou papel,  mesclando formas geométricas e pontilhismo.

Processo de criação

"Aprecio muito a observação e a pesquisa antes de iniciar uma obra. Também gosto muito de analisar as formas de qualquer paisagem, seja urbana ou da natureza, qualquer elemento pode conter uma alegoria nova. Estou sempre criando esboços com traços novos e cores diferentes para acrescentar às telas, porém, há momentos que abruptamente surge uma imagem mental onde as formas e cores se interligam inteiramente. Há um norte determinante, assim ponho-me à frente de um papel ou uma tela e imediatamente começo a externar de maneira infrene a minha inspiração. Passo horas, dias e até meses para finalizar uma obra. Cada pormenor é cuidadosamente inserido e não há pressa nem preocupação, há apenas o entusiasmo, amor e dedicação pela arte."

Sobre o Nanquim

O nanquim é uma tinta que tem como característica ser opaca, dando uma boa cobertura para desenhos. É possível criar traços finos e precisos com texturas e linhas, gerando uma aparência bem detalhista nas obras. Sua cor bastante saturada e densa dá nitidez e opacidade ao desenho.

É necessário ter muito cuidado com sua utilização e manuseio, devido a seu alto poder de aderência, tornando a sua aplicação irreversível após a secagem. Por isso é considerada uma técnica de precisão. Adicionando água é possível obter resultados com diferentes tons de cinza, luz, sombra e efeitos aquareláveis.

Cada obra é uma parte de minha alma, um filho que cuidei com minhas próprias mãos e que nem sempre podem continuar ao meu lado. Em meus trabalhos há sempre um pedaço de amargura, amor, humor, esperança ou qualquer outro sentimento que guardei, porém,  jamais poderia realizar uma obra se não estivesse imbuído pelo amor, que é sem dúvida a alavanca preponderante para a realização de qualquer ofício.

 

Israel Melo

CONFIRA TAMBÉM /

NOCTURNES

Por Amandine Bourbon (Lyon, França)

Pensado como uma caminhada cinematográfica, "Nocturnes" é uma série de desenhos e gravuras com elementos orgânicos que se destacam em uma luz.

Arte Positiva © 2020